quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O MAIOR SEGREDO DO AIKI

O maior segredo do AIKI é que ele possui todos os atributos que você espera encontrar nas artes marciais.

Se você realmente entender o Princípio AIKI, você verá que esta habilidade abrange: autodefesa, condicionamento físico, geração de força e impacto, chaves, estrangulamentos, quebramentos, agarramentos, pontos de pressão, biomecânica e dinâmica do movimento e um profundo conhecimento de como e porquê o corpo funciona e responde aos vários estímulos e ameaças.

O AIKI é ensinado de trás para a frente em 99% dos Dojos no mundo. Sim, de trás para frente, tudo na ordem errada. Você aprende primeiro o que deveria ser ensinado por último, e aprende por último o que deveria ter sido aprendido primeiro!

Por exemplo, praticantes de Aikido e de Aikijujutsu clássico aprendem as técnicas básicas, seguem um programa de waza/kata e aos poucos vão aprendendo novas e mais sofisticadas técnicas até testarem sua performance em demonstrações (enbu), jiu waza e, com um pouco de coragem, em um kumite. Então, após o segundo ou o terceiro Dan da faixa preta, eles começam a analisar suas técnicas e a se questionar qual a razão de se praticar tudo aquilo...

Só então eles aprimoram alguma técnica de golpe traumático (atemi) e tentam aplicá-las junto com as técnicas básicas em um cenário onde não há cooperação. E percebem então que ISSO NÃO FUNCIONA! É hora de acordar! VOCÊ DEVE primeiro aprender autodefesa de um jeito rápido, eficaz e direto e só se preocupar com técnicas de imobilizações muito mais tarde. Você deve aprender agora como o seu corpo funciona e aplicar este conhecimento posteriormente nas técnicas. Você deve aprender a se posicionar e mover corretamente primeiro, para em seguinda ser capaz de golpear bem forte e só depois aprender onde golpear!

Quem me conheceu e quem treina comigo sabe que o meu foco é manter as artes marciais em constante evolução, e tornar seu praticante efetivo (e vivo) diante de um conflito violento. Eu não ensino técnicas coreografadas ou peço a colaboração do meu parceiro para completar um movimento. Mas aprendi a entender COMO e PORQUÊ o meu corpo se equilibra e se movimenta. Será esta informação que lhe irá revelar tudo que está compactado nos princípios básicos das artes marciais e suas disciplinas corporais.

Nenhum comentário: