sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

EXPLICANDO A FÍSICA DO AIKI

Princípio 1:
Quanto mais próximo a carga (peso) estiver do ponto de apoio (fulcro), menor o esforço (força) requerido para levantá-la.

Princípio 2:
Será exercido menos força através de um braço de alavanca mais comprido.

Princípio 3:
A força aplicada é sempre maior que a força resultante.


PRINCÍPIOS DA FÍSICA NO MÉTODO IMOTO DE AIKI

Quanto mais pesado é um corpo mais fácil será mantê-lo equilibrado.
Desde que a massa obedece as leis da Física, um corpo resiste tanto ao impulso inicial quando parado quanto a qualquer tentativa de modificar seu movimento uma vez iniciada a sua trajetória. E ainda, uma vez que o peso esteja próximo ao seu eixo e ponto de equilíbrio, uma rotação (ou torque) poderá ser iniciada e o corpo irá se estabilizar. Quanto mais peso tem um corpo, maior será a sua inércia, quanto maior a sua inércia, maior a sua estabilidade. Conclusão: quanto mais pesado um corpo, melhor e mais fácil será para movê-lo, marcialmente falando.
Uma alavanca adicional ou alteração do centro de massa / centro de gravidade move um corpo e o assenta sobre mais de um ponto de apoio. Então, para movimentá-lo nas várias direções, o ponto de apoio se transforma também em eixo de rotação.
Desde que a Alavanca Psíquica do AIKI não é uma alavanca mecânica comum colocada embaixo do corpo ou em contato com o mesmo, ela não irá interferir com o seu movimento e não desperdiçará trabalho/energia.
As alavancas mecânicas estão sempre em contato com o ponto de apoio, a força exercida e a carga. Porém, quando se substituiu a força exercida pela própria alavanca ou a carga em si, há somente o contato com a carga que repousa sobre o ponto e o eixo de apoio.

Assim, com AIKI, o peso do corpo e a sua própria estrutura se tornam a alavanca!

Mas que classe estranha de alavanca é essa?
As alavancas são divididas em três tipos de classes baseadas na posição relativa da força exercida, ponto de apoio e carga. Uma alavanca em que o esforço e a carga estão localizados nos lados opostos do ponto de apoio é de classe 1. Se o esforço e a carga estão do mesmo lado do ponto de apoio, então esta alavanca pertence à classe 2 ou 3.
Na manobra técnica executada com AIKI, a carga descansa diretamente sobre um ponto de apoio e o vetor de força será exercido sobre a própria carga em vez de sobre o braço da alavanca.
É esta unificação súbita e sutil dos três elementos que compõe a alavanca que gera o efeito e o fenômeno do colapso (Kuzushi) instantâneo de um ou vários oponentes.
Repetindo: com AIKI ocorre o máximo de sinergia neste processo, pois a carga com todo o seu peso, massa e estrura se torna a sua própria alavanca.
Enfim, a Alavanca AIKI equivale a uma "quarta" classe, um espécie de alavanca psíquica, virtual, invisível, transparente!

Nenhum comentário: