segunda-feira, 30 de março de 2009

NÃO MISTURE ALIMENTOS QUE BRIGAM ENTRE SI!




Este livro é a base do sistema de alimentação colocado em prática pelo Dr. William Howard Hay há mais de 50 anos.

O Sistema Hay como ficou conhecido, defende que, se o corpo usa ácidos para ajudar a digerir proteínas e alcalinos para ajudar a digerir amidos numa mesma refeição, o organismo terá uma digestão lenta. A indigestão de que tantas pessoas sofrem é causada por este choque, mas ele é apenas o começo de problemas mais sérios que incluem úlceras, alergias e obesidade.

As doenças têm uma causa subjacente: o mau estado químico do corpo.

Este estado surge por meio da produção e acúmulo de produtos finais ácidos resultantes da digestão e do metabolismo em volumes superiores aos que o organismo consegue eliminar. Surge assim uma situação chamada em geral de auto-intoxicação, autotoxicose ácida, toxemia ou auto envenenamento. Isto conduz à redução das reservas alcalinas e à perda da saúde. O dr. Hay resumiu em 5 normas importantes as diretrizes essenciais para manter definitivamente a saúde e a energia através da alimentação. A obediência às regras da alimentação compatível reduz automaticamente os alimentos formadores de acidez na dieta e aumenta automaticamente o número dos alimentos causadores de alcalinidade, ricos em fatores alimentares acessórios e assim capazes de contribuir para as reservas alcalinas e para o melhor equilíbrio da química do organismo. Neste equilíbrio químico correto assenta-se o segredo da saúde e da resistência às doenças.
Depois de separar alimentos incompatíveis, o sistema defende uma dieta composta predominantemente por alimentos alcalinizantes como frutas frescas, vegetais verdes e saladas. Assim como uma má dieta pode diminuir a resistência a doenças o Sistema Hay pode aliviar os sintomas de doenças existentes como artrite e diabetes. Até quem não tem problemas específicos de saúde pode experimentar um grande aumento de energia e bem-estar. Muito criticado no seu tempo, particularmente por seus colegas médicos, praticamente todos os ensinamentos do Dr. Hay foram reinvidicados pelas pesquisas nutricionais modernas, que mostraram que o Sistema Hay é essencialmente a saudável dieta integral defendida por muitos nutricionistas de hoje.

Sobre o Autor:
Doris Grant é autora de "Your Daily Food" e outros livros sobre a comida sensível. Segue o Sistema Hay há mais de 50 anos e é uma prova clara e vigorosa da sua efetividade.
Jean Joyce lança um olhar diferente sobre os ensinamentos do Dr. Hay e oferece muitas sugestões práticas de como usá-los. Deliciosas receitas e sugestões de cardápios ajudam e encorajam o iniciante a descobrir que comer para ter saúde pode ser tão prazeroso quanto sensível.

Nota do Prof. Imoto:
A DIETA GRACIE desenvolvida no Brasil também se baseia em uma combinação química harmoniosa entre os alimentos para garantir a saúde. A idéia básica de ambas as dietas é a de que não devemos misturar em uma mesma refeição proteínas e carboidratos, pois a química digestiva desses elementos é diferente e a mistura exige demais do organismo, acabando por gerar um danoso excesso de acidez e comprometendo assim a qualidade nutricional dos alimentos que se perdem neste processo. Além de tudo, tanto a Dieta Hay quanto a Gracie ressaltam a importância de se ter um organismo alcalino, fugindo-se de farinhas brancas e de açúcar e valorizando frutas e verduras.


Nenhum comentário: