quinta-feira, 7 de maio de 2009

PRANCHA DE FLEXÃO DE BRAÇOS





Depois de um período de quietude, volto com esta novidade na área do condicionamento físico funcional para a luta.


A Prancha de Flexão de Braços

Os guerreiros da antiga Pérsia, e posteriormente da Ásia, usavam este equipamento manufaturado em madeira para se exercitarem.
Algumas das principais vantagens deste instrumento simples e prático que resistiu à prova do tempo, é que facilita uma ampla gama de movimentos combativos no nível do chão que a maior parte dos exercícios de flexão executados diretamente com apoio no piso não conseguem simular. Com a pegada firme e correta na prancha, também ocorre um perfeito alinhamento das articulações dos pulsos, cotovelos e ombros. Isso evita o seu desgaste e ajuda a integrar toda a musculatura do corpo — em especial ao redor da coluna vertebral — gerando o efeito biomecânico da "Irradiação Muscular"*.
A soma de todos estes componentes favorece uma postura forte e flexível, dinâmica e equilibrada, qualidades ideais para serem transferidas para a luta.

Na aula de ontem, muitos dos praticantes já puderam sentir os benefícios deste treinamento!

A seguir confira alguns links com ótimas referências e videos sobre a Prancha de Flexão (Push-Up Board).
Esta informação lhe será útil quando treinarmos com esta prancha na Academia Imoto e/ou sozinho na sua casa, na praia, no parque...

http://pushupboard.com/

http://www.maxwellsc.com/

http://www.youtube.com/results?search_type=&search_query=push-up+board&aq=f

http://www.youtube.com/watch?v=9ZRo6zQHRpg

http://www.youtube.com/watch?v=P3xXKE51tuw

Nota: Em breve disponibilizarei aqui o desenho técnico do Push-Up Board para quem desejar construir o seu próprio equipamento.

*Todo exercício que recruta o máximo de fibras musculares dá surgimento a um processo conhecido como irradiação. A irradiação é um princípio funcional para gerar tensão muscular sem frear a explosão do movimento, e que ainda amplia a resistência muscular instantaneamente em até 15%.

Nenhum comentário: