segunda-feira, 18 de maio de 2009

RECOMENDAÇÕES DO PROF. SAGAWA



Através do processo de exercitar o meu corpo, eu percebi que ao abandonar a minha busca por poder, a minha verdadeira força surgiu. Eu temporariamente batizei esta habilidade de Poder Transparente.


O Aiki provavelmente aparenta ser místico porque ele transcende completamente o senso comum. Sem Aiki, todas as técnicas são simplesmente ordinárias e não parecem nem um pouco que são místicas.

Há todos os tipos de pessoas no mundo. Algumas desistem porque algo é muito difícil, enquanto outras se tornam ainda mais determinadas pelo desafio e se mantêm buscando por uma solução.

Se existe alguém que você não pode derrotar facilmente, admita que a falha está em suas técnicas. Você deve revisá-las constantemente. Nunca ache que as suas técnicas estão boas o bastante. Nunca aceite simplesmente continuar o que você está praticando. E nunca se considere um mestre. No minuto que fizer isso, todo o progresso se interrompe.

Não importa o quanto alguém possa ser excelente no que faz, ninguém é perfeito. Nunca aceite sem questionar seja o que for que alguém diga ser a verdade. Fazer isso é perigoso porque fará você perder o desejo de gerar as suas próprias ideias. Mesmo quando aprender de outra pessoa, você deve manter um pensamento crítico buscando desenvolver este ensinamento e ir muito mais além do que lhe foi ensinado.

A pior coisa a fazer é abortar uma técnica porque ela não está indo conforme o planejado. Só faça isso se você se esqueceu da importância de vencer. Mesmo se você cometeu um erro, você não pode cometê-lo novamente no combate real. Se você é humano, você irá cometer erros outras vezes. Você deve continuar até completar o que começou.

Muitos lugares fazem algo que chamam de "Aiki", mas eles estão meramente copiando a forma exterior das técnicas. Eu ainda não encontrei outro local além da minha academia que o faz usar sua força ao máximo e então o derrota mesmo assim. E isto não é possível sem ter realmente o Aiki.

Você não recebe a força do seu oponente, você evita que ele a utilize. Você não o deixa exercer sua força. E não recebe o máximo de seu poder. É por isso que esta arte funciona e você pode usá-la mesmo quando estiver idoso. O Aiki transcende completamente a idade, mas sem Aiki, você não poderá se sair tão bem quando estiver mais velho.

Você não chegará a lugar nenhum simplesmente repetindo as mesmas ações. Qual o benefício em repetir seus erros? Você deve modificar sua técnicas através da auto-reflexão e entender porque a técnica não está funcionando quando você a executa exatamente como ela lhe foi ensinada. É importante examinar e mudar as partes que não funcionam. Somente investir em muita prática não irá adiantar. Mas as pessoas que se tornam boas investem muito em seu treinamento.

Arte marcial não é algo em que você necessariamente se tornará bom após um determinado número de anos, ou que alguém irá torná-lo forte. Você deve dizer a si mesmo que nunca irá favorecer ninguém a derrotá-lo; e então capacitar esta convicção com treinamento. Não adiantará nada simplesmente repetir as formas das técnicas. Elas devem ser preenchidas com a intenção de derrotar seu oponente. Pois no final tudo se resume a uma batalha entre as mentes. Isto é verdadeiro não importa o que você faça. Não importa o quanto uma pessoa tímida pratique, quando a necessidade surgir, ela estará completamente desamparada. Quando se trata de combate, é cortar ou ser cortado. Se você é tímido será cortado assim que a luta iniciar.

No momento que você pensar que está bom o suficiente irá atingir uma parede; seu pensamento e progresso irão parar imediatamente. Por sempre pensar que você não aplicou ainda do jeito certo e que você precisa trabalhar para continuar avançando na sua arte, um monte de ideias produtivas irão surgir. Você jamais deve pensar que o que já fez depois de muito esforço foi o suficiente.

(Trechos selecionados do livro "Poder Transparente" (Tomei na Chikara) de Tatsuo Kimura)

Nenhum comentário: