terça-feira, 30 de março de 2010

LUTA HAITIANA COM FACÃO



Nas minhas pesquisas sempre me deparo com princípios de luta, movimento e didática de treino que se repetem nas mais diversas culturas e nos locais mais inesperados do planeta.

Foi um prazer encontrar elementos do Aiki e do PerCor (e até do Taichi!) nesta arte marcial do Haiti, que devido às fortes influências africanas e espanholas tem mais semelhanças com a Capoeira e o Maculelê do que com as esgrima indonésia.
Para aqueles que, assim como eu, querem manter seu método vivo e respirando, crescendo em constante evolução e ajudando seus praticantes a se tornarem seus próprios guarda-costas, sugiro observar a sequência de jogo de pernas demonstrada pelo professor haitiano a partir dos 0:38 do clipe acima. É uma verdadeira aula de como se posicionar e se mover naturalmente no combate.
Contudo, o melhor momento, como todo artista marcial irá reconhecer, é aquele que acontece após uma proveitosa sessão de treinamento: um bom bate-papo entre os parceiros com uma generosa dose de água cristalina para repôr o suor!

Nenhum comentário: