quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ATINGINDO A MAESTRIA


"Olá, tenho interesse em praticar esse método; mas o meu tempo disponível fica restrito apenas aos sábados. Dúvidas tenho quanto ao aproveitamento apenas em um dia por semana. Há solução? grato pela atenção."

Olá,

Realmente o treino restrito aos sábados, mesmo treinando por 2 horas, não é suficiente... Exceto se você praticar o que aprendeu nos outros dias em sua casa. Então poderá evoluir também e tenho exemplos de alunos meus que treinam uma vez por semana e estão melhorando porque levam a rotina do treino para o seu dia-a-dia.
O aproveitamento depende de uma extensão da prática que cada um faz nas suas horas livres.
No meu caso, treino 1 hora pela manhã e mais uma 1 hora a tarde, de segunda a sexta. E nas aulas que ministro na minha academia durante o dia e a noite, demonstro e faço muitos dos exercício e técnicas junto com os demais praticantes.

O ideal é treinar diariamente, no mínimo 3 horas ao longo do dia, respeitando intervalos de repouso entre os treinos para evitar overtraining e lesões.
Os lutadores profissionais como os do MMA e atletas de esportes olímpicos praticam em média 8 horas diariamente, de segunda a domingo.
E de acordo com o jornalista Malcolm Gladwell, para alguém se tornar um profissional qualificado em uma atividade esportiva ou artística, isso requer o que é denominado de "prática deliberada": treinar 3 horas por dia (ou 20 horas por semana) durante 10 anos seguidos. Ou seja, mínimo de 10.000 horas de treinamento, tanto físico quanto intelectual.

Atingir a maestria demanda mesmo muito esforço e disciplina e não vem gratuitamente.
No caso especial das artes marciais, uma vida inteira de prática deliberada ainda não será suficiente para se esgotar todas as possibilidades de evoluir e aperfeiçoar todas as habilidades e os talentos potenciais do corpo.

Espero continuar treinando, ensinando e evoluindo até os 120 anos de idade!

Sinceramente,

Prof. Luciano Imoto

Nenhum comentário: