segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

DESMISTIFICANDO UM FENÔMENO NAS ARTES MARCIAIS - Parte 2




Para aplicar o Princípio do AIKI na luta e ampliar esta habilidade para outras esferas da vida, um estudo ad hoc da Física poderá ajudar.

No caso do vídeo acima, o "Mago da Física" demonstra a ressonância existente nos pêndulos.
Se aplicar no pêndulo uma série de empurrões regularmente espaçados por um intervalo temporal, após um certo período a sua amplitude será a maior possível. Porém, se este intervalo variar irregularmente, dificilmente o pêndulo irá oscilar.
Com imaginação e criatividade você também poderá usar este conhecimento científico em seus treinamentos e assim alavancar as suas habilidades marciais sem depender da força bruta e/ou de dogmas esotéricos.


Experimente, por exemplo, aplicar o princípio acima nas suas técnicas de desequilíbrio e arremesso, fazendo do centro de gravidade/massa do seu oponente o equivalente a um pêndulo. Ou use este conceito para aumentar o poder dos seus golpes, aproveitando melhor o seu deslocamento de massa e peso para transferir uma carga maior de energia cinética no impacto. Enfim, as aplicações da ressonância e da mecânica ondulatória nas artes marciais são inúmeras ao serem combinadas com o efeito ideomotor explicado na postagem anterior.

O importante é visualizar mentalmente o movimento que pretende executar e acompanhar o seu fluxo natural.

Confiram:

Nenhum comentário: