quinta-feira, 3 de março de 2011

BOM SENSO


Ninguém com bom senso entra em um restaurante japonês e pede um "Número 1" ou então vai ao McDonalds à procura de um Sushi.
Neste caso, "bom senso" é fruto da informação assimilada previamente. E como instrutor profissional de defesa pessoal, nos meus websites e neste blog procuro informar os leitores e leitoras, trazendo-lhes conhecimento, ou seja, a capacidade de reconhecer e prever determinados acontecimentos, situações e comportamentos, e prepará-los a antecipar e lidar com certos fatos indesejáveis - e inevitáveis - da vida, entre eles os acidentes e a violência.
Voltando ao tema do bom senso, se alguém está precisando perder peso e melhorar a silhueta então deveria praticar Pilates ou musculação e seguir uma dieta, por exemplo. Ou se estiver buscando aumentar sua "energia" e alcançar níveis extra-físicos deveria ir pra uma escola de meditação. Chi Kung e Yoga são as mais comuns. Mas se seu interesse é aprender a se proteger fisicamente e psicologicamente de possíveis agressões corporais que vão desde um escorregão e um tombo a uma tentativa de estupro, então o bom senso irá lhe apontar para uma escola especializada nesta área em particular. E tais locais são raros mesmo nos grandes centros.
Por isso, caro leitor(a), tenha bom-senso na hora de discernir entre o que você quer e precisa com o que irá receber com quem e onde investiu seu tempo, dinheiro e segurança. Investigue, faça testes, experimente, tire dúvidas, estude e verá que nem sempre aquela famosa escola tradicional de artes marciais que mais parece um templo oriental é o melhor lugar para se aprender habilidades comprovadas de autodefesa. Isso vale para as academiais convencionais modernas repletas de equipamentos de última geração, modalidades esportivas e terapêuticas e danças, etc, etc.
Se o seu objetivo principal é DEFESA PESSOAL PURA começando por cultivar uma boa saúde, é aconselhável refinar a sua pesquisa.
Não se iluda com aquele lutador de bermuda veterano de várias competições de MMA mas que não sabe ensinar um aluno a se defender de um ou vários agressores armados. Não se iluda com aquele sujeito que se fantasia com uma roupa exótica e se julga um samurai ou um monge Shao Lin. E, ainda, não se iluda com o camarada trajando roupa militar camuflada que se julga um representante das melhores forças especiais de elite.
Como costumo dizer: sua saúde e segurança estão em suas mãos...

Mais sobre este assunto clique aqui.

Nenhum comentário: