sábado, 8 de outubro de 2011

TREINANDO COM O MACHETE HAITIANO


Nestes vídeos de treinamento com machete no Haiti, por que um ataca (o "Guia"), enquanto o outro só bloqueia?


Provavelmente o detalhe mais notável sobre a forma haitiana de treinar é que há pouca ênfase em técnicas mirabolantes. Em vez disso, o foco é permanecer calmo e protegido enquanto estiver dentro do alcance do instrutor, tentando se mover para uma posição superior a partir da qual poderá atacar sem ser atingido na volta.
Quando se está fazendo o papel do Guia, dê somente curtas orientações e quando o aluno que estiver recebendo estiver muito aberto, golpei-o para corrigi-lo e ele aprender a ajustar seu posicionamento. Principalmente para o receptor, é importante tentar imitar o ritmo do seu Guia e sua união com a lâmina quando ele estiver atacando, e tente fazer com que suas defesas fluam suavemente de uma posição para outra.
As posições defensivas básicas que você irá aprender no seu primeiro dia de treinamento com o machete são:
  1. machete com a ponta para cima e pé direito para trás para bloquear um golpe que chegar do seu lado direito;
  2. a mesma posição com o seu pé esquerdo atrás para bloquear um golpe do lado esquerdo;
  3. para bloquear um ataque baixo na canela ou pé, desça o machete até o joelho, mantendo a devida perna atrás (esquerda para a esquerda, direita para a direita);
  4. para bloquear um ataque sobre a cabeça, segure o machete acima e ligeiramente à frente da cabeça.
Evite estender o(s) braço(s), e caso fizer isso sempre retorne para uma posição com o braço flexionado. Isso garante que você tenha uma capacidade de reserva para prolongar seu corte/estocada quando seu adversário lhe der uma oportunidade. Esta é uma tática particularmente eficaz se você pode forçá-lo em uma posição onde a única maneira de escapar é recuando.

Os bloqueios que se vê nos vídeos com a ponta do facão pra baixo e a lâmina colada firmemente no ombro são maneiras eficientes de manter a lâmina do adversário fora de sua guarda em várias circunstâncias, proteger áreas vitais (o pescoço) e lhe permitir avançar atrás da defesa do adversário servindo como escudo no seu flanco.

Em suma, o objetivo deste método de treinamento é fisicamente incorporar o instinto de ficar tranquilo, protegido e pronto para o bote certeiro quando confrontado com uma situação real de combate com facão. Só assim será capaz de bloquear os ataques adversários até ganhar uma posição segura para a ofensiva, sem perigo de receber um contra-golpe. A isso se chama Acumular Vantagem Tática.

O Professor Avril que aparece instruindo como Guia na maior parte dos vídeos, aconselha:

"Se você está lutando contra alguém e ele conseguir bloquear três vezes, corra."

Postagens antigas sobre o Tiré Machet - a luta haitiana com facão - e o Percor ensinado no Método Imoto:

Para saber mais sobre o Tiré Machet acesse: http://culturalcapitalhaiti.org/

Nenhum comentário: